quarta-feira, 25 de julho de 2007


Tá incomodando? Mãos à obra!

“Inicialmente a sensação pode ser de um pequeno desconforto ou uma dor vaga, geralmente na região lombar”, observa o fisiatra Chen Yuan. Se não for diagnosticada e tratada, a pessoa pensa que foi só um mau jeito, até que as dores começam a afetar sua qualidade de vida. Portanto, quanto mais cedo você descobrir a causa e começar um tratamento adequado, melhor. Como todas as dores musculares, os problemas de coluna começam a partir da má postura, da flacidez e da falta de flexibilidade. Além de se livrar do excesso de peso, leve em conta os seguintes cuidados:

• Pratique uma atividade física regularmente, de forma a ganhar força muscular. Natação, hidroginástica, pilates, dança, ioga e musculação (sem exageros e bem orientada) são as mais recomendadas porque não causam impacto na coluna. A atividade física é particularmente importante para as mulheres que estão entrando na menopausa, pois com a chegada do climatério há uma diminuição progressiva do tônus muscular, enfraquecendo mais ainda os músculos que sustentam e dão estabilidade à coluna.

• Faça alongamentos diariamente para manter a coluna flexível e combater os encurtamentos e tensões musculares, que causam dores. Falta de tempo não é desculpa: você pode fazer pequenas pausas de 1 minuto ao longo do dia para alongar costas, pernas, braços e ombros.

• Aprenda a relaxar os músculos voluntariamente. Quando estiver sentada ou deitada, coloque sua atenção em cada parte do corpo (começando pelos pés) e vá “soltando” os músculos correspondentes. Repare, por exemplo, como tendemos a manter os ombros erguidos e tensos e como seguramos o gancho do telefone com mais força que o necessário quando estamos estressadas. Todas essas tensões acabam causando dores.

• Ao levantar, apóie o peso do corpo nos dois pés. Colocar o peso do corpo num lado só desalinha a estrutura óssea e muscular, provocando dores.

• Pessoas com lordose não devem inclinar a coluna para trás (espreguiçar). Quem tem hipercifose deve manter a coluna encostada na cadeira quando estiver sentado.

• A maneira correta de sentar é uma só: usando o apoio dos ísquios (ossos do bumbum). Sente-se sobre eles e mantenha a coluna reta. Afundar na cadeira ou sofá equivale a sentar sobre a coluna lombar, causando sobrecarga, dores e problemas mais sérios com o tempo.

• Ao pegar objetos pesados do chão, agache dobrando os joelhos, em vez de inclinar a coluna. Assim você evita pressão nos discos intervertebrais.

• Dormir de bruços é totalmente desaconselhável para quem sente dores na região lombar ou cervical. O ideal é dormir de barriga para cima, com um travesseiro sob os joelhos, de forma a não forçar a curvatura natural da coluna lombar. Se você gosta de dormir de lado, coloque um travesseiro fino entre os joelhos.

Nenhum comentário: