quarta-feira, 25 de julho de 2007


Quando o paenso dói
O excesso de quilos no corpo não é o único culpado, mas sobrecarrega a coluna e pode piorar um problema que afeta oito em cada dez pessoas do planeta: a dor nas costas

POR MARIANA VIKTOR



Momentos em que a fisioterapia é necessária

Uma vez que o médico tenha diagnosticado problemas na coluna, só a atividade física comum pode não ser suficiente para diminuir as dores. O ideal é recuperar o alinhamento com a ajuda de fisioterapia. Conheça as mais famosas:

• Reeducação Postural Global (RPG): restabelece o alinhamento através de alongamentos específicos. Indicada contra tensões musculares e desvios da coluna, como escoliose, hiperlordose e hipercifose.

• GDS: técnica que se utiliza de massagens, ajustes osteomusculares e alongamentos para corrigir vícios posturais e realinhar a coluna. Desenvolvido pela francesa Godelieve Denys-Struyf, o GDS foi trazido para o Brasil pelo coreógrafo Ivaldo Bertazzo.

• Reeducação do Movimento: busca o equilíbrio do corpo, da mente e das emoções, desfazendo tensões antigas e encurtamentos musculares. Ajuda a pessoa a movimentar-se de forma mais solta e harmônica, tanto física quanto emocionalmente, já que vê o ser humano como um todo, integrado. O profissional manipula pele, nervos, músculos e ossos.

• Rolfing: técnica baseada na manipulação da fáscia, tecido conjuntivo que envolve os músculos. Alivia dores e melhora a postura. Foi criada em 1970 pela bioquímica e fisiologista americana Ida Rolf.

• Acupuntura: não corrige os problemas de postura, mas elimina dores e tensões musculares através da estimulação de pontos específicos sob a pele, geralmente com agulhas. Por esse meio, o organismo libera substâncias que aliviam dores e tensões, já na primeira sessão. Segundo a medicina chinesa, a acupuntura também favorece o desbloqueio do Qi (energia vital) e sua circulação pelos chamados meridianos, estimulando os mecanismos de autocura do organismo.

Nenhum comentário: